AVALIAÇÃO DE MARCA
Uma marca registrada garante ao seu titular, o direito de uso exclusivo, em todo o território nacional, a construção e manutenção da imagem da empresa, a divulgação e a fácil identificação dos seus produtos pelo consumidor, a inibição da concorrência desleal e maior segurança de atuação no mercado, entre outros benefícios.
Além disso, o registro é a proteção legal que dá valor à sua marca, gerando possibilidades de transações comerciais nas quais ela é o maior objeto de negociação.
COMO FUNCIONA?
O registro de marca confere ao titular a avaliação financeira da sua marca através de um laudo, para definir o valor monetário da marca. Com este processo é possível definir o aumento de valor do capital social da empresa, sua venda, compra e níveis de crédito em instituições bancárias. A Mor Marcas e Patentes ainda o auxilia dentro de qualquer necessidade jurídica que você venha a ter referente a suas marcas.
Com esse intuito, os engenheiros, economistas, contadores e auditores, utilizam de métodos válidos para a identificação do valor atual das marcas, consideradas como ativos intangíveis, e que possam permitir a própria reavaliação desses ativos e a sua identificação nos balanços patrimoniais.
Mas, como a importância de monitorar as variações de valor dos ativos intangíveis e das marcas se tornou crescentemente óbvia, as empresas de avaliação de marcas, estão desenvolvendo metodologias que combinam, marketing, finanças e informações contábeis para determinar o valor das marcas.
Avaliadores procuram identificar os benefícios econômicos atuais ou futuros que poderão ser gerados pelo fato de que a empresa detém a propriedade dessa marca, utilizando-se de 4 critérios, abordagens ou métodos básicos de avaliação. São eles:
- O valor de mercado (Market Approach)
Na abordagem do valor de mercado, procura-se identificar o preço e os múltiplos de compra e venda dos ativos intangíveis, marcas no mercado, como se fossemos adquiri-las. As estatísticas das operações realizadas, nos permitem encontrar os múltiplos de mercado relativos a essas negociações, aplicando os indicadores e números obtidos sobre os números e indicadores da empresa, cuja marca está sendo avaliada.
- Rendas ou rendimentos futuros a serem produzido pelos ativos intangíveis (Income Approach)(Goodwill)
Nesta abordagem, procura-se obter o valor da marca através da determinação do valor presente dos fluxos de caixa futuros, gerados direta ou indiretamente por esses ativos, e que identificam o valor da empresa e do seu patrimônio líquido para os quotistas, a preços de mercado.
- Determinação do valor através do modelo “Relief from Royalties”
Nesta abordagem, procura-se determinar o valor da marca através da apuração do valor atual dos royalties futuros a serem pagos por terceiros pela utilização da marca, através de um contrato de franquia. É determinada uma taxa de “Royalties” sobre o valor das receitas brutas projetadas. Os valores obtidos são trazidos a valor presente pela taxa de desconto (WACC) e que nos dá o valor econômico da marca avaliada.
- Contribuição Marginal da marca ou valor agregado (“Brand Value Added”)
Nesta abordagem, procura-se identificar a contribuição que determinada marca realiza ou traz para a lucratividade global da empresa e, por conseqüência, para o acréscimo do valor da empresa
QUAIS SÃO OS CUSTOS ENVOLVIDOS NO(A) Avaliação de Marca?
Tem dúvidas sobre os custos e taxas envolvidos nos procedimentos de Avaliação de Marca?
Entre em contato conosco para sanar todas suas dúvidas.
TIRE SUAS DÚVIDAS