Uma marca registrada garante ao seu titular, o direito de uso exclusivo em todo o território nacional. No decorrer da existência de uma marca, há uma construção dela com a imagem da empresa, como também o que ela representa junto ao público consumidor em termos de importância e representatividade como, por exemplo, a fácil identificação dos seus produtos pelo consumidor, a inibição da concorrência desleal e maior segurança de atuação no mercado, entre outros benefícios.
Além disso, o registro é a proteção legal que confere valor à sua marca, gerando possibilidades de transações comerciais, nas quais ela é o maior objeto de negociação.
O QUE É AVALIAÇÃO DE MARCA?
A avaliação de marca nada mais é que um procedimento específico e técnico, cujo resultado é entregue em laudo assinado por técnicos especialistas, determinando o valor atual da marca. Sendo certo que esse trabalho leva em consideração aspectos inerentes à qualidade dos produtos e serviços prestados, importância da marca, atividades exercidas, faturamento, o atendimento e assistência ao consumidor, o tempo de mercado, a penetração por segmento, a experiência, o capital intelectual da empresa e sua carteira de clientes.
Uma marca deve ser avaliada para determinar o seu valor justo de mercado para efeito de ajustes contábeis e societários.