Avaliação de marca

Uma marca registrada garante ao seu titular, o direito de uso exclusivo em todo o território nacional. No decorrer da existência de uma marca, há uma construção dela com a imagem da empresa, como também o que ela representa junto ao público consumidor em termos de importância e representatividade como, por exemplo, a fácil identificação dos seus produtos pelo consumidor, a inibição da concorrência desleal e maior segurança de atuação no mercado, entre outros benefícios.

Além disso, o registro é a proteção legal que confere valor à sua marca, gerando possibilidades de transações comerciais, nas quais ela é o maior objeto de negociação.


O QUE É AVALIAÇÃO DE MARCA?

A avaliação de marca nada mais é que um procedimento específico e técnico, cujo resultado é entregue em laudo assinado por técnicos especialistas, determinando o valor atual da marca. Sendo certo que esse trabalho leva em consideração aspectos inerentes à qualidade dos produtos e serviços prestados, importância da marca, atividades exercidas, faturamento, o atendimento e assistência ao consumidor, o tempo de mercado, a penetração por segmento, a experiência, o capital intelectual da empresa e sua carteira de clientes.

Uma marca deve ser avaliada para determinar o seu valor justo de mercado para efeito de ajustes contábeis e societários.


COMO FUNCIONA?

O registro de marca confere ao titular a avaliação financeira da sua marca através de um laudo de avaliação para definir o valor monetário da marca. Com esse processo é possível definir o aumento de valor do capital social da empresa, sua venda, compra e níveis de crédito em instituições bancárias. A MOR Marcas e Patentes ainda auxilia dentro de qualquer necessidade jurídica que você venha a ter referente as suas marcas.

Com esse intuito, os engenheiros, economistas, contadores e auditores, utilizam de métodos válidos para a identificação do valor atual das marcas, consideradas como ativos intangíveis e que possam permitir a própria reavaliação desses ativos e a sua identificação nos balanços patrimoniais.

Mas, como a importância de monitorar as variações de valor dos ativos intangíveis e das marcas se tornou crescentemente óbvia, as empresas de avaliação de marcas, estão desenvolvendo metodologias que combinam marketing, finanças e informações contábeis para determinar o valor das marcas.

Avaliadores procuram identificar os benefícios econômicos atuais ou futuros que poderão ser gerados pelo fato de que a empresa detém a propriedade dessa marca, utilizando-se de 4 critérios, abordagens ou métodos básicos de avaliação. São eles:

Valor - MOR Marcas e Patentes O valor de mercado (Market Approach)

Na abordagem do valor de mercado, procura-se identificar o preço e os múltiplos de compra e venda dos ativos intangíveis, marcas no mercado, como se fossemos adquiri-las. As estatísticas das operações realizadas nos permitem encontrar os múltiplos de mercado relativos a essas negociações, aplicando os indicadores e números obtidos sobre os números e indicadores da empresa, cuja marca está sendo avaliada.

Bolsa - MOR Marcas e Patentes Rendas ou rendimentos futuros a serem produzidos pelos ativos intangíveis (Income Approach)(Goodwill)

Nessa abordagem, procura-se obter o valor da marca através da determinação do valor presente dos fluxos de caixa futuros, gerados direta ou indiretamente por esses ativos, e que identificam o valor da empresa e do seu patrimônio líquido para os quotistas a preços de mercado.

Moeda - MOR Marcas e Patentes Contribuição Marginal da marca ou valor agregado (“Brand Value Added”)

Nessa abordagem, procura-se identificar a contribuição que determinada marca realiza ou traz para a lucratividade global da empresa e, por consequência, para o acréscimo do valor da empresa.

Lucros - MOR Marcas e Patentes Determinação do valor através do modelo “Relief from Royalties”

Nessa abordagem, procura-se determinar o valor da marca através da apuração do valor atual dos royalties futuros a serem pagos por terceiros pela utilização da marca, através de um contrato de franquia. É determinada uma taxa de royalties sobre o valor das receitas brutas projetadas. Os valores obtidos são trazidos a valor presente pela taxa de desconto (WACC) e que nos dá o valor econômico da marca avaliada.

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